gus-kitagawa on DeviantArthttps://www.deviantart.com/gus-kitagawa/art/Comediant-Your-boogie-man-115562173gus-kitagawa

Deviation Actions

gus-kitagawa's avatar

Comediant: Your boogie man

By
Published:
7.2K Views

Description

[PT]
Olá, pessoas.

Dessa vez, não vou tentar fazer uma resenha pessoal sobre Watchmen – o Filme, vou só comentar de leve mesmo... Vou comentar sobre o que eu achei do filme e sobre o que estou achando da graphic novel.

Já de início, sinto que preciso explicar que eu não sou um fã tão ardoroso e fiel de quadrinhos – mas isso teve um motivo. Só pude começar a ler quadrinhos bem mais tarde do que o habitual, já no final da minha adolescência – afinal eu nunca tive grana pra poder comprar gibis, aliás nunca tive grana pra consumir quase que nenhum supérfulo, quer dizer, quase que nenhum produto de entretenimento (a não ser de home vídeo). Aonde quero chegar com isso? Na epoca do (re)lançamento de Watchmen, eu não estava dando bulhufas pra isso, afinal não sabia do que se tratava. E confesso que, ainda até outro dia, eu continuava sendo ignorante quanto a isso. E é aqui que está um fato importante: quando finalmente eu comecei a ler quadrinhos no finalzinho da década de 90, sempre vinha alguém comentar que Watchmen era do balacobaco, mas NINGUÉM nunca veio me explicar o porquê!

Hoje, fico pensando que se tivessem me explicado sobre o que se tratava, talvez eu tivesse dado um jeito de ler e, em decorrência disso, minha visão dos quadrinhos teria sido totalmente diferente. Mas não foi isso que rolou, infelizmente.

Enfim, então com o lançamento do filme, eu poderia ter ido atrás e lido o gibi antes, né? Mas não o fiz – embora eu tivesse scans dele aqui no PC, eu deixei quieto. Ou seja, fui assistir o filme apenas com uma noção básica sobre o que se tratava e, ainda nesse momento, nenhuma viva alma tinha me elucidado sobre o preciosismo do texto (e subtexto) dessa verdadeira obra-prima. Como resultado, eu posso dizer é que essa experiência foi muito boa mesmo, quer dizer, saí do cinema com minha cabeça estava nas nuvens, estava mal acreditando na qualidade da estória daquela adaptação. Saí da sala com muita vontade de conhecer, de fato, o gibi – pois tinha a nítida noção que o gibi tinha ainda muito mais a oferecer do que o filme do Snyder.
Mas essa vontade passou ao ver que essa leitura sai muito cara: em média R$100!

E, enquanto não tenho dinheiro pra ter minha edição especial (tô cruzando os dedos pra que esteja com um preço mais convidativo na próxima Fest Comix), estou me sujeitando a ler na tela do computador. E, cara, como é sem graça ler um gibi assim! Mas até que por Watchmen, vale a pena esse sacrifício, pois a estória é MUITO boa, muito consciente e madura – ainda estou só no segundo volume dos doze, mas estou gostando muito mesmo! E só nesse comecinho da HQ, já deu pra notar a quantidade de coisa que não teve como ser incluída no filme.

Mas eu não reclamo do filme. Eu não costumo pensar em adaptações como substituições do original, pois não são! Costumo pensar nelas como obras complementares, que mostram aquela estória sob outros pontos-de-vista. Sempre há momentos em que uma mídia prevalece à outra, é algo não só inegável como inevitável – simples assim.

Eu ia começar a falar mais sobre gibi/filme, mas vou me abster por enquanto. Vou deixar pra fazer isso numa próxima ilustra que eu fizer sobre Watchmen. Até lá, eu já vou ter lido todo o gibi e vou ter algo mais relevante do que elogios a fazer, né? Então, por enquanto é isso.

Assista Watchmen. Sobretudo se você não é um fã de superheróis uniformizado! O filme abre um novo espectro sobre esse universo – a história em quadrinho então nem se fala, né? Watchneb é uma estória muito mais sóbria do que as que estamos habituados. Ela retrata os heróis duma maneira quase que verossímil, praticamente; é uma realidade na qual a existência deles realmente tem impactos na realidade das coisas: a nível social, cultural, político e tudo mais. Essa repercussão da existência dos heróis que é o verdadeiro trunfo de Watchmen – por isso repito: assista!



Bom, agora deixa eu falar da ilustração, né?

Fiz esse desenho mais porque me senti bastante inspirado pelas recentes fotos do Guilherme Briggs – não sabe quem é, então joga aí no google, vou deixar em suspense. Tá, "mas que raios de fotos são essas?", você fica aí se perguntando, né? Sendo bem suscinto, ele foi selecionado para se vestir como o Comediante (da epoca dos Minutemen) e se apresentar assim na pré-estreia do filme lá no Rio – creio eu que foi um evento impagável!

Confira as fotos no DA dele: :iconguilherme-briggs:. Como eu disse: impagáveis!

Então é isso... Espero que ele tenha gostado do desenho que fiz dele trajado de Comediante – será que fugi ou cumpri suas expectativas, hein, Guilherme?


Enfim, depois desse texto gigantesco, vou ficando por aqui (dessa vez eu chutei o pau da barraca, escrevi muito!).


Espero que tenham gostado do desenho!


Um abraço a todos! :manhug:

Gús


PS: Essa frase não está nem no filme e nem no gibi. É só uma citação honrosa à maravilhosa trilha sonora do filme. Não sabe que música é? Tudo bem, eu deixo um link pra você: [link] (desculpa pelo link coxoso, mas é o menos pior que eu achei na pressa XD)

_____________
Escrevi tudo isso, mas não reli. Deve estar cheio de "furos de revisão". Então peço que os ignore, tá?
Image size
600x925px 570.68 KB
© 2009 - 2024 gus-kitagawa
Comments75
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
heyhollowEX's avatar
Awesome! Muito bem feito!